segunda-feira

"pai"


Sim, sei que nunca vais ler tudo o que escrevo para ti. Aliás, será que ainda te lembras que existo? Se calhar é deprimente, triste e desnecessário escrever e perguntar isto a “alguém”. Mas tenho de falar na esperança que alguém me compreenda. Até porque se eu hoje estou aqui, a escrever e a desabafar que nem uma “menina órfã ” a culpa é somente tua. Não, não penso em ti todas as noites, não te peço para voltares ou ligares. Não te peço para pedires desculpas ou recompensares todos os anos de infância que me fizeste perder. Apenas só te conseguia pedir uma ou outra coisa que se resumem a duas palavras “amor” e “consideração”. Não, não quero o teu amor para nada. Eu não preciso do teu amor. Mas já pensaste no resto da tua família? Tu precisas deles, mas para os teres do teu lado tens de fazer por isso. E achas que fazes? É isso o que provoca a imensa raiva que eu de ti tenho. Tu significas para mim e pelo menos para a melhor pessoa do meu mundo uma “má fase”, um ciclo que finalmente acabou. Por ti não tenho um pingo de respeito. Se queres saber, se um dia passa-se por ti na rua nem nos olhos te iria conseguir olhar, apenas iria me dar vontade de te cuspir em cima. Como é triste ainda haver “pais” assim, como tu. Sem um pouco de sensibilidade, carisma e coragem para enfrentar o lado mau da vida. Mas sabes, eu ainda recordo de momentos que passei contigo... infelizmente poucos desses momentos são bons. Lembro-me tão bem de me dares a mim doces mas sempre com a típica frase “olha Ana, é só para ti”Itálico apesar de teres mais duas filhas. Lembro-me bem de vires chorar para ao pé de mim “a tua mãe deixou-me”, lembro-me tão bem da ultima vez que te vi (sim, já lá foram 7 anos), lembro-me tão bem das ultimas palavras que me disseste (ao telefone) “então com que idade estás? 15? 16? (…) depois vocês vêem almoçar com o pai” (até hoje). Que deprimente que tornaste a minha vida durante anos. Não consigo chamar-te de pai, nunca consegui chorar por sentir a tua falta, nunca me senti mal por no “dia do pai” eu ser a única criança que fazia um postal para a minha mãe. NUNCA. E sabes porque? Porque não passas de um ser insignificante na minha vida, até porque em 57 anos de vida só fizeste 4 coisas bem. Conheceres a mulher que sustentou o que abandonaste e as 3 filhas que hoje poderias ter muito orgulho. Acredita que todos nós neste mundo precisamos de um pai e o que tu me fizeste não se faz a ninguém, fugir nunca é a melhor solução. Pensando bem, acho que vou acabar por te agradecer. Obrigada “pai” por me ensinares a NÃO ser como tu. E desculpa “pai” por não chorar quando penso que nos deixaste. E parabéns “pai” por me conseguires ser “indiferente”.




Rita Fontes

12 comentários:

  1. ainda me lembro quando hoje estavamos a almoçar e perguntas-te ao teu primo : ' ainda te lembras do meu pai ? ' :S sei que já ultrupassaste isso tudo , mas estarei aqui para tudo o que precisares , amo-te

    ResponderEliminar
  2. apesar de tudo. está lindo, continua ;)

    ResponderEliminar
  3. como percebo isso, não acrescento nem tiro palavras do que disseste.

    ResponderEliminar
  4. obrigado rita , mas fogo tu escreves textos de ficar :O mesmo , adoro este $: continua !

    ResponderEliminar
  5. mana mais pekena...km sabes sou a mais revoltada da familia LOL...mas msm assim fikei sentida km o k aki xkreves t em relaçao ao "pai"...nao nao tenhu compaixao por ele mas tb sei k raiva e um sentimento k tem demasiado valor...por ixu n tenhas raiva dele mas sim pena...pena por ele n saber aproveitar as lindas filhas k tem e o neto...so nos sabems o k paxams nakela altura...mas isso so nos da ainda mais força e valores...temos o conhecimento do ke e o mau,agora so podems fazer uma coisa sermos fortes e lutar mos por akilo k keremos como a mae nos enssinou..apesar de ja n viver ai em casa e de passar ai pcas xs kero

    ResponderEliminar
  6. saibas k te adoro e estou aki para td o k precisares bju grande xeio d sdds da tua mana do meio

    ResponderEliminar
  7. Consigo compreender-te. Acho que deixaste tudo dito. Apenas acrescento, a minha mãe é a melhor do mundo. Também te sentes assim?

    ResponderEliminar
  8. Ritinha...como sabes acompanhei tudo...e como sabes os meus filhos tb estao na mesma situaçao ke tu...e kero ke saibas ke tudo na vida acontece por uma razao.... este triste caso so te fortaleceu e fez a linda menina ke tu es...nao te kero com raiva, nem odio nesse teu coraçao lindo...tens o amor ke precisas das tuas irmas e mae ke se esforçou para vos criar sozinha...um dia ele vai saber o ke perdeu ...e um dia kem sabe o iras perdoar....adoro te mto...Tia Paula

    ResponderEliminar
  9. ARSF, antes do mais, parabens pelo texto.
    7 anos e jamais soube disso, cada palavras que disseste, foi um unico mero texto dos muitos que li que me agarrou os olhos e senti tristeza ao meesmo tempo orgulho.
    tu merecias uma vida melhor com muita alegria e normal como muitas outras crianças como nós mas sabes o que é que reparei? é que tu não necessitas de nenhuma compaixão, tu JÁ és feliz com uma vida cheia de ALEGRIA com amigos que tens que jamais te deixarão cair uma lagrima, se calhar com o teu pai ai serias apenas uma loira mimada mas sem ele, acredita nisso vindo de um anonimo, és uma loira com garras, coração enorme e orgulhosa, na qual és o orgulho de toda a gente(:

    um kiss

    ResponderEliminar
  10. Mana mais nova assino o que a mana do meio disse.lol
    Tu es uma excelente rapariga e isso so mostra o bom trabalho que a mae esta a fazer!!!
    Adoro-te!!! jinhos
    Mana mais velha!!!!

    ResponderEliminar