quarta-feira

erros


É tão fácil falar e escrever de erros cometidos por outros. Erros que nos magoam e trocam os sentimentos de amor e paixão por algo mais fraco e seco. Assim que esses erros nos tocam fortemente no ponto fraco, as palavras antes ditas desaparecem deixando um só rasto na memória que traz saudade.
Os erros nunca são ignorados, são desculpados, ultrapassados e por vezes esquecidos. Mas tudo na vida tem um ciclo e os erros não fogem à excepção, De que nos vale aprender com os erros se estamos sempre a errar? porque é que no fundo o Homem precisa de errar para ser um verdadeiro humano ? E aqui sim, o erro é saudável. Mas e quando são os outros a errar? será que pensamos assim? será que é assim tão fácil esquecer ou ignorar um erro? Não, claro que não. Todos nós temos uma capacidade que nos leva a suportar determinadas coisas e essa capacidade, tal como outras, têm limites que nos leva ao "esgotamento". Não, não se chama "paciência". Talvez, faça parte do carinho e consideração que temos pela pessoa que nos magoou.
É verdade que cada erro tem um nível de gravidade diferente e várias formas de interpretação. Mas seja ou não grave, exagerando ou não, um erro é sempre um erro.
E sabes o que me faz escrever isto, não sabes? É o teu erro ou erros, como queiras chamar. Foi tudo o que fizeste e não fizeste culpando-me constantemente. Pondo-te no lado da vitima, o lado em que tu jamais poderias estar. Mas como referi, todos temos limites, e tu conseguiste ultrapassá-los. E agora? agora o que te resta é pedires "desculpa" mas tu sabes bem que essa palavra nunca irá apagar o passado.
Gastaste tudo aquilo a que tinhas direito. Amor, carinho e respeito que eu por ti tinha. Seguir em frente é , agora, o meu objectivo. E hoje os teus erros não são desculpados e muito menos ignorados. Esquecem-se e deixam-se levar com o sopro do vento. Como se estivesse tudo escrito num papel e deixa-lo voar, assim, com todos os obstáculos encontrados pelo caminho se irá destruir aos poucos. E é com erros teus que hoje sou "fria e seca"como todos me julgam, por tudo o que conseguiste destruir na minha vida com simples mas suficientes erros.
No inicio pensei que fosse um pesadelo, hoje penso que foi uma "má fase" que jamais irei repetir. Sim, se calhar sou um bocado "rancorosa" ao usar palavras tão fortes que expressam tudo o que sinto, mas é assim que me sinto aliviada. Um dia, talvez retire tudo isto que te digo, mas acredita que nesse dia tu tens que estar muito diferente e provar tudo aquilo que tens para provar.
Acredito que mudes com os erros, só não acredito é que os consigas recompensar.
Não me arrependo de nada do que faço, mas sim do que não faço. E daí dou "margem d'erro" para que não restem dúvidas
E assim defino a palavra "erro", como se fosse uma chave para duas portas distintas que vão para caminhos muito diferentes.
Como todos dizem, a vida é feita de erros e os erros fortalecem a nossa maneira de ver a vida. E após ter assumido que eras a minha vida, concluí que tinha de ter tudo isso em consideração. Tu tinhas erros e com eles conseguiste fortalecer a minha maneira de pensar.
E depois pergunto-me, quem disse que a "vida" era perfeita?



Rita Fontes

2 comentários:

  1. D ' deixa ver o texto '
    R ' vai adormecer'
    E DEPOIS PUBLICAR CRL

    ResponderEliminar
  2. escreves lindamente e tens razão em cada paragrafo que escreves melhor amiga @

    ResponderEliminar